16/10/2011

Uma Breve História do séc. XX


Este livro foi-me oferecido por dois dos meus sobrinhos (tenho 6 se alguém tiver uns para troca avise que tenho para dar e vender) no meu 25º aniversário (o ano passado portanto!). O livro vinha com uma dedicatória especial que quase me fez ter uma lágrima no canto do olho e é para mim um livro especial tanto que quando me mudei de malas e bagagens para outro país, este foi um dos livros que trouxe comigo. 

Geoffrey Blainey, o autor da obra, ajuda-nos a compreender e ensina-nos os grandes marcos históricos do século passado. É um livro ritmado que nos faz esquecer que estamos a ter uma "lição de história". Autores de muitos manuais escolares poderiam certamente aprender com Blainey a simplesmente não apresentar apenas os factos principais da história mas também a dar um pano de fundo sobre o enquadramento social da época. Este livro cheira a feno, a fumo da revolução industrial e podemos ouvir os primeiros tiros das guerras mundiais. É um livro para ler com calma onde o absorvimento da informação é quase involuntário. De leitura fácil e extremamente completa, Uma Breve História do séc. XX é certamente um livro que faz falta numa biblioteca que se preze. 


* Deixo aqui um agradecimento ao meu sobrinho Carlos T. que acertou na mouche quando escolheu este livro (recordo que no meu 25º aniversário que ocorreu o ano passado!).

2 comentários:

  1. Esse livro vai valer um piparote de massa daqui a uns 30 ou 40 anos pela dedicatoria que tem!

    ResponderEliminar
  2. vai sim senhora e por isso está bem guardadinho e é muito feliz numa prateleira com livros do mesmo gabarito.

    ResponderEliminar