24/11/2011

Geração Cabeça no Ar

Muitos de vós já viram ou ouviram falar de um recente artigo da revista sábado sobre os universitários portugueses que parecem que têm apenas a 4 classe (se tanto). De certeza que há muitos pais orgulhosos por aí. Pensei nos inúmeros comentários que poderia fazer acerca do artigo mas todos iam dar à conclusão óbvia a que se chega após visualizar/ler o artigo, que há muito jovem inculto por aí. Gozamos com o baixo nível dos reality shows, com a ignorância dos americanos etc e no nosso próprio quintal reina o cúmulo da estupidez.*

Nos meus tempos de faculdade também ouvi barbaridades de alguns colegas como as seguintes:

  •  Os Lusiadas foram escritos por Eça de Queirós
  • Ainda nos Lusíadas – Amor é fogo que arde para sofrer/é a ferida que dói e não se entende......e a asneirada continua
  • Kasparov é um shot
  • Adoro os livros da Margarida Pinto Rebelo (eu tinha vergonha de admitir isto em público...é quase tão mau como dizer que o meu escritor predilecto é o Paulo Coelho ou o Nicolas Sparks)
  • O muro de Berlim separava a Alemanha da Áustria
  • Galiza fica no Norte de Portugal
·         E muitas mais...

A minha preferida foi numa tarde em que fomos para casa de uma colega ver o filme Romeu e Julieta (versão Leonardo DiCaprio) e algumas das colegas nunca tinham visto filme e uma diz: Não me contem, não me contem que não quero saber como acaba!
Ao que eu respondi: Ela mata-se e ele afinal era gay e foge com o primo para Las Vegas.
Resposta: Ai que final tão estranho. Fico sem perceber por que é que as pessoas gostam tanto deste filme.
E já agora esta mesma colega....nunca viu o ET! E quem nunca viu o ET é porque não é normal. Nunca confiem em alguém que nunca viu o ET! O que é que essa gente fazia nas noites de Natal dos anos 80?

*Por descargo de consciência fiz o teste do algodão ao meu irmão que tem 16 anos (giro, bom rapaz e penso que solteiro) e surpresa das surpresas não falhou nenhuma das perguntas o que me deixou obviamente cheia de orgulho (apesar de não ser mais que a obrigação dele saber as respostas) e com fé na Geração Cabeça no Ar!

4 comentários:

  1. Ó Jo...é Margarida Rebelo Pinto! E quem admite que essa é a sua escritora favorita merece ser apedrejada!!! ;P ( escritora que eu odeio mais que a MRP ou o Paulo Coelho e sim....fiz o esforço de o ler porque me ofereceram o livro é Susana Tamaro, curiosamente o único livro que tive dela foi-me oferecido pela mesma pessoa que me ofereceu o do Paulo Coelho, acho que diz tudo sobre o gosto literário da pessoa!)

    Ia responder a pergunta do que fazia essa gente nas noites de Natal nos anos 80 com o "Viam o "Musica no Coração"" mas esse era o clássico do dia de Natal!

    A minha afilhada que é da idade do teu irmão não passava no teste do algodão! As vezes diz cada uma que fico a olhar de banda para ela! Em compensação os meus "sobrinhos" mais velhos com 20 e 18 deixam-me orgulhosa! Passam com nota máxima no teste do algodão!

    E também ouvi barbaridades dessas no meu tempo de universidade.

    ResponderEliminar
  2. ve la o que eu sei dela que nem acerto no nome! mas e tudo farinha do mesmo saco...escritores a metro de conversa fiada e texto sem sumo e sabor..
    ouvi estas e muitas mais mas agora ja nao me recordo de todas. devia ter anotado tudo!

    ResponderEliminar
  3. BTW parece que a senhora resolveu escrever um livro sobre o romance de D. Pedro e D.Inês....medoooooooooo muito medo!!!!

    ResponderEliminar