20/11/2011

Mario Puzo's The Family

          O meu gosto por livros faz com que, quando gosto mesmo de um livro, volte a pegar nele vezes sem conta. Existem poucos livros que me fazem ter uma vontade incontrolável de voltar folheá-los mas o livro que recomendo hoje é um desses e foi escrito por Mário Puzo  - o autor de O Padrinho, entre outros. Sou uma fã incondicional tanto dos livros como dos filmes de O Padrinho mas para mim a grande obra de Mário Puzo foi A Família. 

Este é indiscutivelmente um dos meus livros predilectos e retrata aquela que foi considerada a primeira família criminosa da história - os Bórgia. O estudo e investigação sobre esta família foi a grande obsessão de Mario Puzo e serviu também de inspiração para escrever O Padrinho onde o autor baseou muitos dos personagens em figuras históricas da época dos Bórgias. O Romance retrata a ascensão ao poder de Rodrigo Bórgia, mais conhecido por papa Alexandre VI e dos seus filhos, numa época em que os padres podiam ter mulheres e filhos e os membros do clero eram os verdadeiros reis e senhores da Europa. Os Bórgias moldaram a Itália de hoje, delimitaram fronteiras e mudaram as regras do jogo durante um reinado (ou papado dependendo da perspectiva) de assassinatos e intrigas. Uma verdadeira novela mexicana real que está devidamente documentada por historiadores. Trata-se de um livro muito bem escrito que envolve o leitor nas intrigas políticas e sociais da época ao mesmo tempo que se vive a ambição desmesurada de um patriarca que usa os seus próprios filhos como peões das suas conquistas e maquinações. As personagens são reais e fascinantes e conhecemos (e tememos) César Bórgia, Lucrécia Bórgia, Nicolau Maquiavel e até Leonardo Da Vinci.

            Este foi o último livro de Mario Puzo que faleceu sem o finalizar e coube a Carol Gino, a sua parceira de longa data, terminar a obra e publicá-la. É um dos meus livros favoritos que neste momento estou a ler mais uma vez e ainda surte o mesmo efeito como se estivesse a ler aquelas palavras pela primeira vez. A Família faz muita falta numa biblioteca que se preze mas faz mais falta ainda numa mesa de cabeceira mesmo à mão para aqueles momentos em que queremos viver a história sem deixar do conforto da nossa almofada.  


A leitura deste livro despertou em mim uma grande curiosidade sobre os Bórgias e por consequência o consumo de muitos outros livros como: Lucrecia Bórgia de XX, a Biografia de Maquiavel de XX, O Principe de  Maquiavel (e que se suspeita ser sobre César Bórgia) entre outros. E recentemente para minha grande felicidade começou a série Os Bórgia, baseada na obra de Mario Puzo, com Jeremy Irons como Rodrigo Bórgia e um muyyy guapo César Bórgia (a minha nova TV star crush)....a não perder.



5 comentários:

  1. ora deixa lá juntar esse a minha wishlist!

    Quanto a série eu até a comecei a ver, mas deu ao mesmo tempo que Game of Thrones...acabei por me decidir pela ultima. Mas vai dar num dos canais por cabo aqui por terras lusas.

    ResponderEliminar
  2. ainda não fi o Game of Thrones, so a apresentação e promete....

    ResponderEliminar
  3. Eu chegava a ficar acordada até as tantas para ver em directo! Esta muito boa a série, uma adaptação excelente.

    Chegaste a ler os livros??

    ResponderEliminar
  4. li o primeiro e o segundo, Leprechaun é que já leu todos os publicados em português e é viciado neles. Tenho muita curiosidade em ver a série penso que as críticas têm sido boas.

    ResponderEliminar
  5. Então podes ver a 1ª Temporada sem levares com spoilers. Eu vou no 4º Volume.... E são de facto viciantes!

    ResponderEliminar