O meu gosto por livros faz com que, quando gosto mesmo de um livro, volte a pegar nele vezes sem conta. Existem poucos livros que me fazem ter uma vontade incontrolável de voltar folheá-los mas o livro que recomendo hoje é um desses e foi escrito por Mário Puzo - o autor de O Padrinho, entre outros. Sou uma fã incondicional tanto dos livros como dos filmes de O Padrinho mas para mim a grande obra de Mário Puzo foi A Família.
Este é indiscutivelmente um dos meus livros predilectos e retrata aquela que foi considerada a primeira família criminosa da história - os Bórgia. O estudo e investigação sobre esta família foi a grande obsessão de Mario Puzo e serviu também de inspiração para escrever O Padrinho onde o autor baseou muitos dos personagens em figuras históricas da época dos Bórgias. O Romance retrata a ascensão ao poder de Rodrigo Bórgia, mais conhecido por papa Alexandre VI e dos seus filhos, numa época em que os padres podiam ter mulheres e filhos e os membros do clero eram os verdadeiros reis e senhores da Europa. Os Bórgias moldaram a Itália de hoje, delimitaram fronteiras e mudaram as regras do jogo durante um reinado (ou papado dependendo da perspectiva) de assassinatos e intrigas. Uma verdadeira novela mexicana real que está devidamente documentada por historiadores. Trata-se de um livro muito bem escrito que envolve o leitor nas intrigas políticas e sociais da época ao mesmo tempo que se vive a ambição desmesurada de um patriarca que usa os seus próprios filhos como peões das suas conquistas e maquinações. As personagens são reais e fascinantes e conhecemos (e tememos) César Bórgia, Lucrécia Bórgia, Nicolau Maquiavel e até Leonardo Da Vinci.
Este foi o último livro de Mario Puzo que faleceu sem o finalizar e coube a Carol Gino, a sua parceira de longa data, terminar a obra e publicá-la. É um dos meus livros favoritos que neste momento estou a ler mais uma vez e ainda surte o mesmo efeito como se estivesse a ler aquelas palavras pela primeira vez. A Família faz muita falta numa biblioteca que se preze mas faz mais falta ainda numa mesa de cabeceira mesmo à mão para aqueles momentos em que queremos viver a história sem deixar do conforto da nossa almofada.
A leitura deste livro despertou em mim uma grande curiosidade sobre os Bórgias e por consequência o consumo de muitos outros livros como: Lucrecia Bórgia de XX, a Biografia de Maquiavel de XX, O Principe de Maquiavel (e que se suspeita ser sobre César Bórgia) entre outros. E recentemente para minha grande felicidade começou a série Os Bórgia, baseada na obra de Mario Puzo, com Jeremy Irons como Rodrigo Bórgia e um muyyy guapo César Bórgia (a minha nova TV star crush)....a não perder.
ora deixa lá juntar esse a minha wishlist!
ResponderEliminarQuanto a série eu até a comecei a ver, mas deu ao mesmo tempo que Game of Thrones...acabei por me decidir pela ultima. Mas vai dar num dos canais por cabo aqui por terras lusas.
ainda não fi o Game of Thrones, so a apresentação e promete....
ResponderEliminarEu chegava a ficar acordada até as tantas para ver em directo! Esta muito boa a série, uma adaptação excelente.
ResponderEliminarChegaste a ler os livros??
li o primeiro e o segundo, Leprechaun é que já leu todos os publicados em português e é viciado neles. Tenho muita curiosidade em ver a série penso que as críticas têm sido boas.
ResponderEliminarEntão podes ver a 1ª Temporada sem levares com spoilers. Eu vou no 4º Volume.... E são de facto viciantes!
ResponderEliminar