29/05/2012

Histórias e Estórias de embalar


As histórias de embalar mais antigas reinventam-se frequentemente. Há sempre novas versões do capuchinho vermelho, os três porquinhos, Pedro e o lobo etc. Hoje vou reinventar uma destas histórias e adequá-la aos dias de hoje. 
 
Era uma vez um menino traquina que não queria estudar. Era um pouco mandrião mas conseguiu entrar na faculdade, privada, e estudar uma engenharia qualquer. O menino  continuava a não gostar de estudar e fez algumas trocas baldrocas conseguindo licenciar-se a um Domingo! É que o menino não gostava de estudar mas sabia que era bom a dar a volta a casos bicudos e foi assim que percebeu que podia levar a sua vida desta forma. O saber falar no momento certo, com a pessoa certa e certamente dizer as coisas certas, fizeram com que o menino voasse alto chegando um dia a Ministro do Ambiente, vejam só! A esta altura do campeonato, as pessoas que conheciam bem o menino começaram a chamá-lo de Pinóquio, referindo-se ao seu grande nariz, claro está. Os bolsos do pinóquio ficavam cada vez mais fundos e pesados fruto, suspeita-se, de muitas trocas baldrocas que tão bem sabia fazer. O menino Pinóquio na sua ambição e muita lábia conseguiu chegar a Primeiro Ministro (Imagine-se!), sendo eleito duas vezes (culpa dos eleitores que em vez de acreditar numa senhora pouco carismática mas que dizia as verdades preto no branco, preferiram as palavras doces como o mel do pinóquio).  Curiosamente o nariz do pinóquio estava cada vez maior, talvez da idade pois sabem que as orelhas e o nariz são as únicas partes do corpo que continuam a crescer. O Pinóquio contou tantas, tantas histórias que já ninguém as queria ouvir ou até acreditar nelas e por isso decidiu voltar a estudar, pois não o tinha feito da primeira vez. Tentou voltar à antiga Universidade mas esta tinha fechado por irregularidades..vá se lá saber. Vendo que não havia nenhuma do seu interesse, interesse académico obviamente, rumou a terras francófonas e aí ficou a estudar dedicado e aplicado.
Moral da história para os meninos e meninas que estiveram a ler e ouvir: uma boa educação é muito importante pois são as bases de uma boa vida profissional, não se pode construir uma casa sobre o barro e esperar que ela não caia. A casa também não segura com um curso de Filosofia. Também não se deve mentir constantemente porque um dia, simplesmente ninguém vai acreditar em nós.  

4 comentários: