05/01/2012

Venha ao Pingo Doce de Janeiro a Janeiro, O dinheiro e impostos vão para a Holanda o ano inteiro


Não vou entrar em falsos patriotismos pois também me pus a andar de Portugal quando comecei a sentir na pele os primeiros avanços da crise há quase dois anos e gosto muito de pagar impostos na Irlanda e não ser forçada a pagar (desnecessáriamente) a segurança social  - é o chamado abandonar o barco antes que ele afunde -, mas eu não sou uma empresa que gera milhões em facturação e outros tantos em impostos, não sou uma empresa que se gaba do produto nacional que tem nas prateleiras e de preços baixos em comparação com outras superfícies comerciais e depois....muda a sede social para a Holanda.

Uma empresa tão pública como esta que é tem o Pingo Doce, devia pensar duas vezes nos efeitos que esta decisão tem na sua imagem e começar a pensar numa boa publicidade institucional o mais brevemente possível.

Não me vou por com tretas e balelas e aconselhar a malta a não comprar no Pingo Doce mas o facto é que da próxima vez que estiver em terras lusas vou pensar duas vezes se vou ao Pingo Doce ou ao Continente (até porque o Continente fica mais perto da minha casa por isso a escolha não é muito difícil). É por estas “fugas” e outras decisões proteccionistas das grandes empresas que o capital a circular em Portugal é cada vez mais reduzido. Compreendo a decisão da direcção da empresa, tive um chefe que durante anos me disse uma frase -  que para alguns é quase a máxima do marketing – It’s all about the numbers. Concordo com esta frase mas são as pessoas que fazem os tais numbers e parecendo que não a moral e o contexto económico conta bastante. Não creio que o Pingo Doce irá sofrer na facturação quanto muito apenas um pequeno contratempo que em três tempos será plenamente olvidado...é que o Português tem memória curta!

Em caso de dúvida ou persistência de sintomas dirijam-se ao Lidl ou Aldi mais próximo da vossa zona de residência poupam uns trocos mas contribuem para a potente economia alemã.


nota: cartoon retirado dum sítio qualquer da internet e não faço ideia quem seja o autor pois não percebo patavina da assinatura. 

3 comentários:

  1. O maximo que aquilo vai sofrer é a desvalorização das ações. Mas depois devem recuperar. Se ele fez esta mudança de capital é porque sabe que consegue fazer mais money na Holanda.

    ResponderEliminar
  2. faz mais dinheiro porque gasta menos em impostos... its all about the numbers

    ResponderEliminar
  3. Pois, os números falam mais alto. Nisso nao sou hipócrita. Se estivesse na posicao deles, provavelmente faria o mesmo.

    Sou um pequeno fascizóide!

    ResponderEliminar