29/11/2012

A Crise e a ingenuidade perdida

Emigrei há quase 3 anos. Lembro-me de fazer jantares e festas antes de partir pensando que vinha para uma experiência de, no máximo, dois anos fora do pais e depois regressava. Lembro-me de dizer muitas vezes: ate já, para o ano estou de volta, já não falta muito etc...  Hoje em dia a realidade e outra. De dois anos passou a uma previsão de, no mínimo, 5 e para dizer a verdade, há grandes probilidades deste numero aumentar.

Recentemente li um artigo, julgo que no Publico, sobre os imigrantes que estão a "desistir" de Portugal. A meu ver e um titulo incorrecto, deveria ser: O Governo desistiu dos emigrantes portugueses. Não vejo qualquer encorajamento para voltar, qualquer oportunidade, qualquer sinal de mudança que me leve a considerar a voltar, muito pelo contrario, leva-me a considerar outro pais para emigrar (a Irlanda e fria como tudo pá).

Há quase 3 anos estava em Portugal a poupar 0€ por mês. O que ganhava era para despesas. Era esse o custo de liberdade e independência. Não queria depender da família e dos pais. Não queria chegar aos 30 ainda a morar com os meus pais (não tenho nada contra quem ainda viva com os pais, especialmente nos dias de hoje) mas a independência tinha um preço que não me importei de pagar porque queria ser auto suficiente. 

Foi ai que a realidade chegou como balde de agua fria. As oportunidades (poucas) que chegavam não iriam nunca contribuir para o futuro que queria para mim nem para a minha futura família. Durante algum tempo enviei CVs todos os dias para vários países da Europa. Estava a sufocar com a vida medíocre que tinha. Precisava de uma mudança de ares assim que possível. E consegui mudar..na hora certa. Tive sorte, outros nem por isso.

O que começou por ser uma mudança de ares tornou-se no inicio de uma vida a dois e vida em família onde as mentalidades mudam e a realidade e outra. Nos dias de hoje temos que, acima de tudo, nos adaptar e perceber o que podemos retirar de cada situação. Gostava muito de regressar ao sol do Algarve. A nossa casa, sentir o cheiro do mar e estar entre família e amigos mas, para já, e um futuro distante.


nota: teclado inglês, acentos disponíveis são limitados.

4 comentários:

  1. Esquece lá o voltar agora. Espera mais uns 5 anos no mínimo e depois pondera isso.

    ResponderEliminar
  2. acredito nas saudades.....acredioto na vontade de voltar....e acredito no medo....porque isto aqui ta cada dia pior.....
    é mais um esforço JO
    força.....quer dizer agora nada de forças ;)
    como ta esse baby????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O baby ca anda... faltam duas semanitas e ja ha muita ansiedade. Tou grande e pesada e mover/me a 3 a hora. nao vejo a hora de ir para a maternidade levar com uma grande dose de epidural :)

      Eliminar
    2. :)
      quando tens consulta??? espero que não te calhe o dr.alzheimer.......

      Eliminar